Quem nunca desejou sentir algum cheiro através das telas? Isso ocorre principalmente na hora de ir às compras de produtos como perfumes, por exemplo. Contudo, a boa notícia desta semana é que esse avanço tecnológico já chegou ao Brasil, com iniciativa do Grupo Boticário.
+ Olheiras: como prevenir e tratar efetivamente a condição
+ Como montar um cronograma capilar eficiente
Em fase teste, a companhia desenvolveu uma solução para transportar as fragrâncias de seus produtos para uma tecnologia em formato de tablet. Na prática, no lugar de testar os cheiros em catálogos de papel, as revendedoras poderão apresentá-los aos consumidores em uma experiência inovadora no Brasil e 100% phygital. Os testes estão sendo aplicados pelas consultoras do Grupo, que já estão com a tecnologia em mãos.
O Catálogo Perfumado apresenta imagens dos produtos disponíveis em uma tela e, com apenas um clique, transmite o cheiro selecionado pelo consumidor. A novidade tem capacidade de comportar até 20 fragrâncias e foi construída pelos times de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário em parceria com a empresa Noar, focada na experimentação de cheiros de forma tecnológica e sustentável.
A iniciativa foi idealizada com foco nas metas dos Compromissos para o Futuro, assumidos em 2021 pelo Grupo, que abordam ações afirmativas nas dimensões humanas, ambientais e voltadas aos processos produtivos da companhia. Assim, com a tecnologia, é possível garantir redução no uso do papel utilizado para o desenvolvimento dos materiais físicos de venda direta. Segundo a empresa, a cada dispositivo, 4,8 kg de papel podem ser reduzidos por ano. A solução também fornece experimentação por meio do método “jato seco”, que elimina qualquer tipo de resíduo ou gota que poderia restar no ar.
Gustavo Dieamant, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos comenta a iniciativa: “O Grupo Boticário investe constantemente em inovação para aprimorar os produtos e serviços e oferecer soluções mais sustentáveis para o ecossistema de beleza. Mesmo com iniciativas para amenizar o impacto do uso do papel que já temos em nossa companhia, precisávamos encontrar uma alternativa para os catálogos físicos, ferramentas de venda muito importantes para as nossas revendedoras. O dispositivo nos aproxima do primeiro de nossos Compromissos, que tratam-se do mapeamento e solução de todo resíduo sólido gerado pela nossa cadeia”.